O Japão é um país muito liberal relativamente à prática religiosa. Cerca de 85% da população pratica o Xintoísmo, 75% o Budismo, e 2% o Cristianismo. Se somarmos as percentagens temos mais do que 100% — na verdade, o japonês típico celebra os vários eventos ao longo da sua vida segundo diferente práticas religiosas: nascimento é celebrado segundo o Xintoísmo, o casamento é celebrado segundo a tradição católica (igreja, noiva de branco, etc.), e o ritual do funeral é feito segundo as práticas Budistas.
Claro que com este pragmatismo de escolher o melhor de cada religião, os Japoneses também "celebram" o Natal. Uso as aspas porque há sem dúvida diferenças. Para além de todas as implicações religiosas, a grande diferença é que o Natal é tipicamente passado com o(a) namorado(a), enquanto o Ano Novo é passado com a família. Assim, as prendas de Natal são normalmente apenas trocadas entre os casais de namorados, e dadas às crianças pequeninas que acreditam no Pai Natal. O dia 25 de Dezembro não é feriado, mas um dia trabalho normal.
As semelhanças são a confecção de comidas tipicamente natalícias, como o Christmas Cake, e comer o frango na véspera de Natal (os japoneses não comem muita carne, e talvez daí o frango em vez do perú). Todas as lojas fazem decorações de Natal. E as decorações luminosas das ruas são mesmo espetaculares.
E com estas imagens, ficam aqui os meu votos de um Feliz Natal para todos vós!