01 setembro 2006

Chegada ao Japão

Cheguei!

Depois várias tribulações no aeroporto de Heathrow — éramos 40 inicialmente mas parecia que em etapa (check-in, controlo de segurança, embarque) mais alguem desaparecia. Mas lá entramos todos neste bicharoco:

A viagem foi longa (9 horas), e só consegui dormir metade do percurso, pois já tinha dormido no hotel, e devido à mudança de fuso, o dia durou apenas 16 horas. Fiquei sentado ao lado de um jovem casal de Japoneses. Com muita vergonha perguntei: "Hanashite ii desu ka?" (algo como "Posso falar um pouco com vocês?"). Eles responderam que sim, e lá falamos sobre o que eu ia fazer, a viagem deles de férias a Espanha, e sobre o sítio onde vou ficar a partir de Janeiro, Shizuoka.

Aterramos no aeroporto de Narita, Tokyo. O tempo estava péssimo. Parecia que tinhamos entrado numa casa de banho depois de um banho — estava quente e húmido, e não tardou a chover fortemente. Não havia quase ninguem no aéroporto, pois o último dia de férias tinha sido na véspera, e quase todos os Japoneses já estavam de volta ao trabalho ou à escola. (Infelizmente não tenho fotos, pois estava demasiado ocupado com a bagagem.)

Depois fomos recebidos no centro EU-Japan, apresentados ao staff, e esperamos que pessoal da companhia nos levasse para os dormitórios.

Não fiquei num dormitório da companhia, mas sim um escolhido pelo centro porque a Yamaha não tem dormitório em Tokyo. No mesmo dormitório estão mais seis colegas em situação idêntica — um verdadeiro golpe de sorte, pois a maioria dos colegas ficaram sozinhos e espalhados por Tokyo. O dormitório fica mesmo perto do rio Sumida que atravessa Tokyo, e demora cerca de 30min desde o centro ao dormitório.

Nakamura-san, uma administrativa do centro, foi connosco para nos indicar o caminho — é muito complicado orientar no metro de Tokyo, pois é imenso, e nem sempre as paragens estão escritas em romanji (ou seja, no nosso alfabeto). Ela também nos ajudou a registar no dormitório e explicou todas as regras do dormitório. Depois levou-nos a um restaurante de sushi para terminar o dia em beleza!

O meu quarto é muito fixe, e trás baterias incluídas (ar condicionado, televisão, internet, casa de banho com chuveiro, frigorifico, microondas, forno eléctrico), tudo em 12 m2, mas deixo mais detalhes para um outro post, após ter arrumado quarto e as malas.

Hoje e amanhã vamos fazer compras e passear um bocado só por nossa conta, ou seja, carregados de mapas e dicionários!!