01 julho 2007

Fauna Japonesa

Sei que nao tenho escrito neste blog ultimamente, devido a falta de tempo. Mas agora que faltam dois meses ate ao fim do programa tenciono dar aqui o meu ponto de vista sobre varios aspectos do Japao. Quero advertir que, apesar de pessoalemente considerar essencial illustrar o texto com fotos, por enquanto nao vou incluir tantas fotos como ate aqui para poupar tempo. Contudo fica a promessa de adicionar mais tarde, caso consiga encontrar boas fotos.

A fauna Japonesa inlcui varios animais raros aos olhos de um europeu. Existem macacos nas florestas, tartarugas nos rios e no mar, e... serpentes nos canteiros. Tres dias atras, fui surpreendido por uma a caminho do trabalho. Estava toda enrolada mas parecia ter um ou dois metros. E eu estava de sandalias, a menos de dois metros de distancia. Felizmente a serpente parecia ter ficado tao surpreendida como eu, e comecou a descolcar-se na direccao oposta. Eu dei uma distancia de seguranca, e olhei a minha volta se havia alguem para dizer "Olha! Olha! Esta aqui uma serpente!". Mas nao estava niguem. A sensacao era a mesma de estar a ver-la num zoo, mas sem o vidro de proteccao...

Quando contei este episodio ao meus colegas de trabalho, eles riram-se, e ficaram surpreendidos por ser a primeira vez que vi uma serpente selvagem. E entao todos eles comecaram a recordar de quando eram pequenos, pegarem nas serpentes pela cauda e girar-las no ar. Perguntei se tinham veneno, e eles reponderam (ao estilo tipicamente Japones) : "Talvez nao..." Em Okinawa (uma das ilhas a sul do Japao), existe uma especie extremamente venenosa.

A partir desse dia, comecei a procurar pela presenca de serpentes pelos sitios que caminho, quer por curiosidade, quer por percaussao. E logo ontem, encontrei o corpo doutra, se bem mais pequena, atropelada na berma da estrada. Ou seja, as serpentes realmente abundam nesta zona, e provavelmente houve varios outros encontros ate agora que passaram despercebidos...

(PS: Escrevi isto a apartir dum teclado japones, dai a ausencia de acentos.)