09 setembro 2006

Primeira semana

Ufh! Passou uma semana desde cheguei. O tempo foi demasiado escasso para escrever aqui. Tive de comprar muitas coisas a vários sítios e tratar de variada burocracia. As aulas de Japonês já começaram, e como a falta de puntualidade é muito mal vista aqui, e o metro é uma complicação, tenho de sair bastante cedo. Ainda não tenho condições para cozinhar, e por isso à noite também janto fora com o pessoal. Em suma, chego a casa tarde, e com vontade de tomar um banho e ir directo para a cama.

Mas o mais importante é que está tudo a correr bem. O pessoal que veio comigo é mesmo muito fixe. Os japoneses são extremamente simpáticos. E até agora não posso dizer que tenha sofrido um choque cultural — apenas as complicações resultantes de ir viver para um novo país.

A grande dificuldade aqui é sem dúvida a língua. Felizmente o meu ano de aprendizagem de Japonês em Portugal foi uma preciosa ajuda neste aspecto, pois permite-me a simples comunicação falada do dia-a-dia. Contudo, os conhecimentos rudimentares de kanji (os caracteres chineses) fazem de mim praticamente um analfabeto, pois apenas consigo ler 1 a 5% do que gostava/precisava de ler. Isto é particularmente mais importante a ler catálogos, ou as intrucções de equipamento — é uma sensação muito estranha a de ver vários avisos a vermelho de atenção/cuidado nas intrucções de um equipamento e novo e não fazer a mínima ideia do que se deve ou não fazer... Mas essa (o estudo de Japonês) será a grande luta deste quatro meses, e tenciono estudar ao máximo.

Amanhã vou ao Nikko National Park, ver o cenário e fazer uma caminhada com algum do pessoal que também partilha esse prazer.

Assim que tiver algum tempo extra, hei-de escrever uns posts sobre os vários lugares que já fui neste tempo, incluindo a zona onde vivo. Até breve!