16 setembro 2006

Telemóvel novo

Comprei um telemóvel novo na semana passada.

Se vocês acham que na compra de um telemóvel é difícil decidir qual o melhor modelo, o modo de pagamento, se compensa ou não aceitar pacotes de desconto de mensagens ou minutos de conversa, imaginem isso tudo em Japonês! No total estive 2 horas e meia a discutir na loja até finalmente assinarmos o contrato, eu e o Jani. O pessoal da loja foi excepcionalmente simpático, pois teve o cuidado (e a paciência) de explicar tudo de forma a podermos entender, e ficou connosco bem após a hora de fecho da loja.

A comunicação foi de partir a rir: recorriamos à mimica, dicionários de bolso, dicionários electrónicos. Eu parecia uma criancinha na idade dos porquês: sempre que o staff explicava que tinha de pagar algo eu chorava doushite? e o pessoal escancarava-se a rir... e depois lá me tentava explicar e convencer (seguro do telemóvel, custo de activação, etc.) :P

O modelo que comprei foi o Sanyo A5514SA. Inclui câmara fotográfica/video, browser de internet, dois ecrãs a cores (um no verso), um reconhecedor óptico de kanjis, dicionário Japonês-Inglês, menus em Inglês, e GPS. Ah! Também faz chamadas!! O telemóvel custou-me 0 yienes, mais 1000 yienes (7 euros) para o seu seguro.

O meu número é +81 9093877339. Posso receber/fazer chamadas de/para o estrangeiro. Contudo não consigo receber/enviar SMSs — aqui, como todos os telemóveis têm acesso à internet, usam o email para esse fim, o que até é fixe, pois posso mandar/receber e-mails não só entre telemóveis mas qualquer endereço de email. O email do meu telemóvel é jrfonseca arroba ezweb ponto ne ponto jp.

Podem me ligar se quiserem — não sei quanto vos pode custar, mas a mim não me custa nada, pois não se trata de roaming. Contudo, nada de me acordar à noite! Não se esqueçam que são 8 horas de diferença entre a hora de Portugal e o Japão!